sexta-feira, 29 de maio de 2009

Kirk e Gallagher e os quatro elementos de classificação

Para poder a classificar o distúrbio de comportamento, Wood (1982) (apud Kirk e Gallagher) destaca quatro elementos:
1. O elemento perturbador: O que ou quem é visto como sendo o centro do problema?
2. O elemento comportamento problema: Como é descrito o comportamento problema?
3. O elemento ambiente: Em que ambientes ocorre o comportamento problema?
4. O elemento pessoa perturbada: Quem considera o comportamento como um problema?
O educador tem que estar atento aos comportamentos de seus alunos e levar em consideração aos quatro elementos citados acima para poder ajudar seus alunos com este problema, pois, é no dia a dia de convivência em grupo que o ser humano aprende a perceber o outro como legítimo outro, aprende a negociar, interpretar as ações alheias e controlar suas próprias atitudes.
Existem alguns métodos de instrumentos de avaliações para identificar crianças com problemas de comportamento. Há métodos mais comuns e instrumentos mais tradicionais que incluem testes, classificações, observações e entrevistas. Também há testes psicológicos, como as escalas de autoconceito e os teste projetivos, os resultados são mais eficientes, mas, requer um auto grau de sofisticação e sua interpretação experiência clínica.

Nenhum comentário:

Postar um comentário