segunda-feira, 18 de maio de 2009

Nossa...

Onde é que fomos nos meter... Escolher logo um assunto difícil de ser identificado como sendo uma necessidade educativa especial.
Às vezes a Fê até dizia que iria se jogar da ponte do Guaíba... (bem capaz que ela ia fazer isso, né, mas que nos apavorou, isso é verdade!!!)
Mas como a maioria das coisas nessa vida não é fácil, aceitamos o desafio, arregaçamos as mangas e fomos a luta. O resultado, seja o que Deus quiser.

Mas porque os distúrbios de comportamento ( transtorno desafiador de oposição e desvio de conduta) são difíceis de serem identificados dentro de nossas salas de aula? Porque dependem de um olhar sensível dos educadores, que muitas vezes confundem esses distúrbios com "falta de educação", "teimosia", "nada que uma boa surra não resolva"... e por vezes essas crianças e jovens são negligenciados por nós e têm seu futuro incerto e provavelmente marcado por violência que não resulatará em boa coisa. O futuro dessas crianças depende de nós, de sabermos identificar, de sabermos planejar nossas aulas de forma que as necessidades dessas crianças sejam contempladas, de encaminhá-las a serviços de ajuda... enfim é difícil, mas não impossível!

Nenhum comentário:

Postar um comentário