segunda-feira, 1 de junho de 2009

Desvio de conduta

Desvio de conduta
Características:
O desvio de conduta apresenta comportamentos que incomodam e perturbam outras pessoas, além do além do envolvimento em atividades perigosas e até mesmo ilegais. Os jovens que apresentam tal transtorno não aparentam sofrimento ou constrangimento com as próprias atitudes e não se importam em ferir os sentimentos dos outros ou desrespeitar os direitos alheios, significando que o seu comportamento apresenta maior impacto nas pessoas a sua volta do que em si mesmo. Os comportamentos anti-sociais tendem a persistir, parecendo faltar a capacidade de aprender com as conseqüências negativas dos próprios atos.
O quadro clínico do transtorno da conduta é caracterizado por comportamento anti-social persistente com violação de normas sociais ou direitos individuais. Os critérios diagnósticos do DSM-IV para transtorno da conduta incluem 15 possibilidades de comportamento anti-social:


1. Freqüentemente persegue, atormenta, ameaça ou intimida os outros;


2. Freqüentemente inicia lutas corporais;


3. Já usou armas que podem causar ferimentos graves (pau, pedra, caco de vidro, faca, revólver);


4. Foi cruel com as pessoas, ferindo-as fisicamente;


5. Foi cruel com os animais, ferindo-os fisicamente;


6. Roubou ou assaltou, confrontando a vítima;


7. Submeteu alguém a atividade sexual forçada;


8. Iniciou incêndio deliberadamente com a intenção de provocar sérios danos;


9. Destruiu propriedade alheia deliberadamente (não pelo fogo);


10. Arrombou e invadiu casa, prédio ou carro;


11. Mente e engana para obter ganhos materiais ou favores ou para fugir de obrigações;


12. Furtou objetos de valor;


13. Freqüentemente passa a noite fora, apesar da proibição dos pais (início antes dos 13 anos);


14. Fugiu de casa pelo menos duas vezes, passando a noite fora, enquanto morava com os pais ou pais substitutos (ou fugiu de casa uma vez, ausentando-se por um longo período); e,


15. Falta na escola sem motivo, matando aulas freqüentemente (início antes dos 15 anos).

O diagnóstico para o desvio de conduta é aplicado somente a pessoas com até 18 anos, após essa idade, na fase adulta, deve-se considerar além do desvio de conduta a probabilidade do transtorno da personalidade anti-social (antes dos 18 anos nunca é diagnosticado o transtorno na personalidade anti-social).

6 comentários:

  1. Vocês ainda estão ativas neste blog? Preciso conversar com uma mãe que tenha um filho com desvio de conduta. Sou jornalista da Revista Síndromes. Por favor, entrem em contato URGENTE: e-mail: leandramigottocerteza@gamil.com ou (11) 98697-9067 ou 3453-5370. Vocês podem ter artigos e currículos divulgados gratuitamente na revista. Muito obrigada! Leandra.

    ResponderExcluir
    Respostas
    1. Oi Leandra eu tenho um filho que tem este transtorno.

      Excluir
    2. Oi,eu tenho um filho com desvio de conduta tem 9 anos.

      Excluir
  2. estou com um problemão arrumei um colega q tem esse problema e le simplesmente tirou uma cópia da chave da minha casa e entrou nela sem meu minha presença expulsei ele e tenho medo q volte a fazer algo pior, o q faço!!!

    ResponderExcluir
  3. A F U G A

    Para algumas pessoas é muito difícil encarar as dificuldades que surgem no decorrer da vida. São enganos, traições, desilusões, que vão ferindo a alma dessas pessoas, e chega um determinado momento em que não suportando mais a realidade que as cerca buscam uma fuga. Essa fuga normalmente é algo que lhes traz um prazer momentâneo, uma falsa sensação de felicidade. Podemos citar alguns exemplos. Alguns buscam a fuga nas drogas, outros no álcool, outros nas compulsões, seja por alimentos ou por compras, perdendo a capacidade de discernimento, a saúde e criando dívidas intermináveis, no caso das compras.
    O problema é que passado o momento de euforia vem a realidade e aí essas pessoas sofrem ainda mais, com sentimentos de culpa e de vergonha. Sentem-se a pior das pessoas.
    Se você se encaixa em algum dos casos aqui exemplificados, não se sinta envergonhado, mas veja e perceba que a fuga não resolve o problema em si. Ao contrário, piora a situação. Sozinho é difícil sair dessa situação. Busque ajuda de alguém de sua confiança, se abra, procure a ajuda de um profissional. E o mais importante: Ore e peça ajuda a Deus nosso Pai. Deus quer o melhor para nós e com certeza a ajuda chegará.
    Se você conhece alguém nessa situação, procure ajudar, sem julgamentos, sem críticas, pois se agir dessa maneira fará com que essa pessoa se feche mais e fique pior. Estenda a mão ao irmão necessitado, agindo com amor e compreensão. Deus conta com cada um de nós na tarefa de ajudar, de praticar a verdadeira caridade.
    www.gotasdepaz.com.br

    Clique aqui para ler mais: http://www.forumespirita.net/fe/accao-do-dia/a-fuga-53968/#ixzz3wf8by18i

    ResponderExcluir
  4. Caro Arnaldo,vc descreveu minha filha.A muito temos vivido uma luta,me esforço para ajuda lá, mas acabo e atrapalhando.Hã buscamos ajuda proficional mas n tivemos êxito. Agora ela tem 15anos,e ver sua tristeza,e as situações nas quais se coloca,me apavora e corta meu coração.

    ResponderExcluir