PLANO DE AULA
Educação e corporeidade
Alunas: Fernanda Ferrari
Regina Estigarribie
Assunto: Distúrbio de comportamento
Objetivo geral: Promover a interação social, bem como a existência de regras a serem cumpridas.
Objetivos específicos:
· Promover a cooperação;
· Valorizar a afetividade;
· Desenvolver a noção de espaço e freio inibitório;
· Identificar regras a serem cumpridas.
Método: global amplo.
Recursos: corda, bola, papéis com palavras que lembrem respeito, amizade, etc...
Organização programática do tempo de aula: 45 minutos.
Parte inicial: 10 minutos
Rodinha social
O peixe e a rede
Descrição da atividade: um participante pega os outros (peixes), num espaço delimitado. Quem for pego, dá a mão, formando uma rede. Termina o jogo quando todos se transformaram em rede.
Parte principal: 25 minutos
Atividade cooperativa com corda
Descrição da atividade: uma corda é colocada a certa altura, em duplas e de mãos dadas, os alunos deverão executar as tarefas determinadas. Exemplo: passar por baixo da corda, pular com as pernas unidas. Conforme as tarefas são executadas, aumenta-se a altura da corda. A dupla que não conseguir realizar a tarefa é desclassificada do jogo.
Abelha e o cavalo
Descrição da atividade: três participante formarão o cavalo e um outro colega será a abelha. A abelha deve pegar o rabo do cavalo. O participante da frente (cabeça do cavalo) deve abrir os braços para impedir a abelha. Mudar os participantes de posição para que todos passem por todas as situações.
Essa palavra lembra...:
Descrição da atividade: uma bola é passada a cada participante. O primeiro que pegar a bola deve retirar uma palavra e dizer uma outra que esteja associada com esta e passar a bola a outro participante, até que todos digam uma palavra relacionada a que foi dita anteriormente.
Parte final: 10 minutos.
Atividade de volta a calma: Quem senta ao meu lado.
Descrição da atividade: participantes sentados em círculo. Um, que terá um espaço vago ao seu lado, começa a brincadeira dizendo: - o espaço ao meu lado está vago! O grupo: - quem você quer que sente aí? - A (o) ......(nome)...... O participante cujo nome é citado desloca-se e vai sentar ao lado daquele q começou, enquanto que o participante que ficou sem companhia continua o jogo.
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