segunda-feira, 8 de junho de 2009

PLANO DE AULA Educação e corporeidade

PLANO DE AULA

Educação e corporeidade

Alunas: Fernanda Ferrari

Regina Estigarribie

Assunto: Distúrbio de comportamento

Objetivo geral: Promover a interação social, bem como a existência de regras a serem cumpridas.

Objetivos específicos:

· Promover a cooperação;

· Valorizar a afetividade;

· Desenvolver a noção de espaço e freio inibitório;

· Identificar regras a serem cumpridas.

Método: global amplo.

Recursos: corda, bola, papéis com palavras que lembrem respeito, amizade, etc...

Organização programática do tempo de aula: 45 minutos.

Parte inicial: 10 minutos

Rodinha social

O peixe e a rede

Descrição da atividade: um participante pega os outros (peixes), num espaço delimitado. Quem for pego, dá a mão, formando uma rede. Termina o jogo quando todos se transformaram em rede.

Parte principal: 25 minutos

Atividade cooperativa com corda

Descrição da atividade: uma corda é colocada a certa altura, em duplas e de mãos dadas, os alunos deverão executar as tarefas determinadas. Exemplo: passar por baixo da corda, pular com as pernas unidas. Conforme as tarefas são executadas, aumenta-se a altura da corda. A dupla que não conseguir realizar a tarefa é desclassificada do jogo.

Abelha e o cavalo

Descrição da atividade: três participante formarão o cavalo e um outro colega será a abelha. A abelha deve pegar o rabo do cavalo. O participante da frente (cabeça do cavalo) deve abrir os braços para impedir a abelha. Mudar os participantes de posição para que todos passem por todas as situações.

Essa palavra lembra...:

Descrição da atividade: uma bola é passada a cada participante. O primeiro que pegar a bola deve retirar uma palavra e dizer uma outra que esteja associada com esta e passar a bola a outro participante, até que todos digam uma palavra relacionada a que foi dita anteriormente.

Parte final: 10 minutos.

Atividade de volta a calma: Quem senta ao meu lado.

Descrição da atividade: participantes sentados em círculo. Um, que terá um espaço vago ao seu lado, começa a brincadeira dizendo: - o espaço ao meu lado está vago! O grupo: - quem você quer que sente aí? - A (o) ......(nome)...... O participante cujo nome é citado desloca-se e vai sentar ao lado daquele q começou, enquanto que o participante que ficou sem companhia continua o jogo.

Nenhum comentário:

Postar um comentário